SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
Quem Criou e Onde Nasceu o Pecado?

QUEM CRIOU E ONDE NASCEU O PECADO?

 


Textos Base:

Isaías 14:12-14

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo".

 

Ezequiel 28:12-16

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífanos; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei como o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas".

 

A maioria dos teólogos e estudiosos da Bíblia, concordam que estes textos narram o nascimento do pecado e a queda de Satanás. Realmente não há como defender a leitura literal desses trechos bíblicos. Não teria como estes textos estarem fazendo referência a Babilônia ou ao rei de Tiro. Então podemos falar com clareza que o pecado nasceu no céu.

 

Deus não criou o pecado. Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. Então por aí já se deduz, sem dúvida, o pecado não faz parte da criação de Deus. Mas um dos seus anjos encheu-se de inveja e na sua arrogância não aceitava que só o Senhor Deus fosse adorado. Só que com Deus não se brinca, muito menos se desafia. O Senhor não pode ser desrespeitado em hipótese alguma. Satanás foi destituído de seu posto de Querubim Guardião, e atirado para a terra.

 

Estando habitando na terra, Satanás foi até o Jardim do Éden e fez com que a criação perfeita de Deus, o homem, caísse em pecado, usando para isso seus ardis e mentiras. Ele é o pai da mentira, que é pecado. Quer dizer, Satanás criou o pecado no céu e depois o trouxe para a terra, sempre com o único intuito de afastar o homem de Deus, já que ele sabe que Deus não suporta o pecado.

 

Na queda, Satanás ele não veio sozinho, uma terça parte dos anjos foram enganados e participaram da rebelião contra o Senhor (Ap 12:4). Estes anjos foram convencidos de que poderiam viver independentes de Deus. Os que aceitaram sua falácia perderam seus lugares no céu, perderam sua forma original, passaram a ser espíritos malignos, seres asquerosos que habitam as regiões espirituais com o único desejo de propagarem o mal. Seguindo as ordens do seu senhor, que é Satanás, eles incorporam em pessoas que não tem a proteção de Deus e fazem destas o que bem entendem. Tomam-nas como escravas e tornam as suas vidas e as de seus familiares e amigos, um verdadeiro caos, a paz só voltará a estas vidas com a intervenção de Jesus.

 

Nós também em algum tempo de nossas vidas, seguimos o rebelde, servimos ao inimigo. Então a pergunta é: porque também nós, como os anjos caídos não perdemos nossa forma, não nos tornamos seres asquerosos? Porque o Senhor criou o homem para a salvação, tanto que muito antes do pecado acontecer no Éden, Deus já havia criado o plano de redenção da humanidade, já havia definido que Cristo viria morrer para salvar a todos que aceitam seu sacrifício na cruz do Calvário. Então o que Deus espera é que todo ser humano se arrependa de seus pecados e passe a servir ao Senhor, deixando de servir ao inimigo. Por isso fomos mantidos em nossa aparência original. Não podemos cair nas artimanhas do inimigo, que vem ao longo dos tempos tentando mostrar o pecado como algo normal, até bom e necessário. 


- Hoje a prostituição virou “programa”, prostitutas passaram a ser “garotas de programa” ou ainda mais bonito, “modelos” - Não estou me referindo às mulheres e homens que trabalham na profissão de modelo, mas sim a pessoas que nunca fizeram um desfile na vida, mas se dizem modelo para explicar seus altos e fáceis ganhos financeiros.


- Adultério, virou “caso extraconjugal” e em alguns casos são definidos como: “para apimentar a relação”.


- Roubo contra os cofres públicos, virou “desvio” de dinheiro.


- Estão querendo nos fazer aceitar que homossexualismo é natural. Quando a Bíblia condena com veemência.

 

Fiquemos alerta e sabendo que para Deus, o pecado será sempre pecado. Não há jeitinho ou mudança de nome que venha modificar o que Deus considera pecado.

 

Deus criou o homem para ser um adorador. Somos por natureza adoradores. A intenção de Deus era que o homem vivesse para adorar o seu Criador e Provedor. Mas Satanás em sua eterna inveja fez com que o homem caísse em pecado contra Deus. O homem guiado por este ser maligno passou a adorar todo o exército dos céus: Estrelas, Lua e Sol. Criaram deuses de barro, gesso, metal, madeira e não bastando passaram a adorar outros homens e mulheres a quem intitulam ídolos, ou seja, adorando a criatura ao invés do Criador, que vive eternamente, amém. Esta adoração é uma afronta ao Deus dos céus. Na Bíblia a adoração que não seja dirigida ao Senhor é descrita por Deus como prostituição "E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele" (Dt 31:16).

 

Religiões e Seitas foram criadas para enganar pessoas, que estão servindo inocentemente ao Diabo e seus anjos. Os líderes desses movimentos, usam o nome de Deus, tem aparência de piedade, mas são lobos com peles de ovelhas.  Também existem grupos que assumem claramente sua adoração ao Diabo, são as ditas seitas satânicas.  Filmes e novelas estão sendo usados para propagar doutrinas que são frontalmente contra os ensinos bíblicos. Enfim o inimigo das almas usa de várias maneiras para levar pessoas para o lado dele.

 

Mas o reino de Satanás não será eterno como o de Deus. No fim dos tempos ele será derrotado por Jesus e seus Santos, que somos nós todos seus fiéis seguidores. Será jogado no lago de fogo juntamente com todos os que o escolheram e esquecido para sempre "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (Ap 20:10).

 

Que nós possamos cada vez mais conhecer a Bíblia Sagrada, que deve ser o manual de fé e ensino. Não nos deixemos levar facilmente pelas artimanhas do maligno. Fuja da aparência do mal. Nem tudo que parece bom é o que parece. Procure descobrir o que está por traz de um aparente gesto de bondade.

 

CONCLUSÃO 

Não pode haver dúvida: Deus não criou o pecado,  e não criou o diabo. Deus criou um anjo como todos os seus outros anjos, Satanás é que por escolha própria se transformou nisto que é hoje.

 

O diabo é o pai do pecado, pai da mentira e de todos que praticam a iniquidade.

 

Ao Senhor Deus e só ao Senhor, honra e glória para todo sempre. AMÉM! 

 

J. DIAS

www.santovivo.net


 

Este estudo está disponível no Youtube: 

 Quem Criou e Onde Nasceu o Pecado

 


  

FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

Canal de Benção