SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
PERGUNTAS E RESPOSTAS

AS MELHORES PERGUNTAS DO "FALE CONOSCO"

PARTICIPE!

_______________________________________________________

PERGUNTA: 
Eu não consigo entender como Judas citou livros apócrifos em sua epístola. Será que isso não deve nos fazer pensar sobre a inspiração desses livros? (Thiago).

RESPOSTA:
 Judas citar um livro apócrifo não o constitui um livro inspirado. Paulo também citou um escritor cretense, Epimênides, em Tito 1.12, e nem por isso podemos considerar a poesia desse cretense como inspirada.

Nos versículos 14 e 15, Judas faz uma citação quase literal de uma obra apócrifa popular chamada Livro de Enoque ou 1Enoque. A fonte que ele usa era familiar a seus leitores e seria útil para confirmar seu tema do julgamento divino contra os ímpios. O Livro de Enoque era um escrito muito respeitado nos tempos de Judas. O fato de não ser canônico não significa que não contenha verdades, e ser citado por Judas não significa que ele o considerasse inspirado. 

_______________________________________________________

PERGUNTA: Tenho uma curiosidade. Em Lucas 7, existe uma passagem que fala sobre uma mulher que era pecadora, ela unge os pés de Jesus e enxuga com seus cabelos. Em João 12, Maria irmã de Lazaro, também faz o mesmo gesto de ungir os pés de Jesus e enxugar com seus cabelos. Como a bíblia não revela o nome desta mulher de Lucas 7, eu tenho uma tese que ela poderia ser Maria, pelo fato de ser muito idêntico a forma que elas agem com Jesus. O que vocês podem me dizer sobre este caso?(Willian).

RESPOSTA: Na verdade Jesus foi ungido 2 vezes com perfume, mas em momentos e lugares diferentes. Em Lucas 7.37-39, ele é ungido por uma prostituta quando estava jantando na casa de um fariseu chamado Simão, nome comum na época. Jesus está praticamente no início de seu ministério, João Batista ainda estava vivo. Essa mulher não é Maria irmã de Lázaro.

Na segunda unção, narrada em Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9 e João 12.1-3, Jesus está em Betânia, na casa de Simão o leproso, ele é ungido por Maria, irmã de Lázaro, que não é prostituta. Neste caso Jesus está há poucos dias da crucificação. Alguns estudiosos dizem que foi na semana anterior a páscoa.


PERGUNTA: O senhor diz na introdução do Estudo da carta aos Romanos que não foi Pedro que fundou a Igreja de Roma. Só gostaria de lembrar que Roma ganhou desteque pelo fato de Pedro ter morado em Roma e morrido nesta cidade. Pedro nunca foi fundador de Igrejas, mas recebeu do Fundador Jesus Cristo a missão de conduzir a Igreja. Conferir Mt 16, 13 -20. Esta mesma missão é passado para os seus sucessores.

Quero aqui não criar polêmica, mas dizer que o estudo é muito interessante. Agora, não esqueça que Pedro é Pedra e sobra esta pedra edificarei A MINHA IGREJA e não as minhas Igrejas, pois nenhum ser humano está autorizado por Deus a fundar uma Igreja, isto porque a Igreja só tem uma cabeça e não várias cabeças, pois se a tivesse todos poderiam ser cabeça da Igreja e se tornar fundadores, mas não é o caso. (João Damasceno)

RESPOSTA: Roma começou a ser destaque no mundo antes de Cristo, após fortalecer seu Império e dominar parte do mundo, inclusive a Judéia.

Sobre o fundamento da Igreja Cristã, sei que a Igreja Católica Apostólica Romana defende que a pedra é Pedro. Devemos entender o seguinte:
A Igreja Verdadeira deve ter um fundamento sólido. Este fundamento só pode ser Jesus.


A Pedra é a confissão de Pedro “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ou seja, a Pedra é Jesus. Sem entrar em discussões intermináveis, podemos afirmar que Jesus jamais fundaria sua Igreja sobre um ser tão falível como o homem.


Paulo na carta aos Efésios não deixa margem para dúvidas, A Pedra é Jesus e é Ele que mantém o edifício (Igreja) seguro e crescendo “Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor” (Ef 2.19-21).


O apóstolo Pedro diz sobre a Pedra na qual a Igreja está firme: “...Este Jesus é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular” (At 4.11).


Apóstolo Paulo diz que ninguém pode por outro fundamento: “Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo” (1 Co 3.11).


PERGUNTA: Posso participar da Ceia do Senhor sem ser batizado? (Bruno)

RESPOSTA: Tradicionalmente as Igrejas só permitem que participem da Ceia do Senhor, pessoas batizadas. Isso é tradição ou costume já que na Bíblia não há orientação sobre quem pode participar. O que Paulo ensina em I Coríntios 11.28 é que cada um se examine e decida se pode ou não participar da Ceia.


PERGUNTA: Poderia me informar por favor qual a reunião que reconheceu o pentateuco como inspirado? (João)

RESPOSTA: O Cânon do Antigo Testamento foi concluído por Esdras, segundo informação de Flávio Josefo. Consta como informação que cronologicamente os últimos livros da Bíblia são Esdras e Neemias. Se o Cânon foi concluído no tempo de Esdras isso inclui o Pentatêuco.

Quando falamos da “formação” do cânon estamos realmente falando do reconhecimento dos livros canônicos pela Igreja. Esse processo levou algum tempo. Alguns afirmam que todos os livros do Antigo Testamento já haviam sido colecionados e reconhecidos por Esdras, no quinto século a.C. Referências nos escritos de Flávio Josefo (95 d.C.) indicam a extensão do cânon do Antigo Testamento com os 39 livros que hoje aceitamos.

A discussão do chamado Sínodo de Jamnia (70-100 d.C.) parece ter partido do cânon de Esdras. O Senhor Jesus delimitou a extensão dos livros canônicos do Antigo Testamento quando acusou os escribas de serem culpados da morte de todos os profetas que Deus enviara a Israel, de Abel a Zacarias (Lc 11.51). O relato da morte de Abel está em Gênesis; o de Zacarias se acha em 2 Crônicas 24.20,21, que é o último livro na disposição da Bíblia hebraica (em lugar de nosso Malaquias). Para nós, é como se Jesus tivesse dito: “Sua culpa está registrada em toda a Bíblia - de Gênesis a Malaquias”. Ele não incluiu qualquer dos livros apócrifos que já existiam em seu tempo e que continham relatos das mortes de outros mártires israelitas.


PERGUNTA: Você crê na justificação somente pela fé. Gostaria de saber como interpreta Tiago 2,14? "De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? (Rodrigo).

RESPOSTA: Ao analisarmos as posições de Paulo e Tiago, sobre a justificação pela fé, podemos garantir que não há contradição entre os dois. Assim ficamos com o ensino do apóstolo Paulo sobre a salvação somente pela fé, e praticando as boas obras como ensina Tiago.

As obras devem ocorrer de acordo com os recursos e o tempo que Deus tiver nos concedido. Por exemplo, o ladrão que se converteu na cruz ao lado de Cristo, não teve tempo de se batizar nem fazer obra alguma. Contudo, foi salvo. Nós, porém, que temos tempo e recursos devemos fazer boas obras, não para sermos salvos, mas como fruto natural da nossa fé.

A fé é superior porque produz as obras e não o contrário. Quando Tiago diz: "... se alguém disser que tem fé e não tiver as obras... porventura a fé pode salvá-lo?" (Tg. 2.14). Ele não está condicionando a salvação à prática de boas obras. O sentido é o seguinte: se a fé de alguém não produz obras, pode-se concluir que essa mesma fé não produzirá salvação, pois é ineficaz ou inexistente.


PERGUNTA: Quero saber sobre o dizimo. Eu frequento e sou dizimista de uma igreja Católica, mas meus netos frequentam a Assembleia de Deus. Vendo todas as coisas boas que os grupos de senhoras e jovens organizam para as crinças fiquei com vontade de passar a dizimar para a Assembléia de Deus. Posso fazer isso? Estarei fazendo algo errado? (Rosana)

RESPOSTA: Se você frequenta a Igreja Católica, então o correto é dizimar na igreja Católica. Não é correto congregar em uma igreja e entregar o dízimo em outra. Seja dizimista fiel onde você frequenta.

Se você acha o trabalho do pessoal da Assembléia de Deus com as crianças muito bonito e quer ajudar, você pode fazer oferta especial para esse trabalho, ou até mesmo se oferecer como voluntária para participar dessa obra.


PERGUNTA: A MATÉRIA SOBRE MALDIÇÃO HEREDITARIA, MUITO BOA. GOSTARIA DE SABER DE ONDE SE ORIGINOU ESSE ENSINAMENTO TOTALAMENTE HEREGE SEM BASE NA PURA E VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS. (Vanilza)

RESPOSTA: A "doutrina" da maldição hereditária surgiu na década de 70. Foi trazida pelas igrejas neopentecostais, que também surgiram nesse período. É uma das coisas mais exdruxulas que já inventaram no meio evangélico. Mais o pior é que nós temos muitas igrejas e irmãos envolvidos com essa "loucura". Alguns envolvidos são irmãos sinceros, que creem estar agindo de forma correta. É a falta de ensinamento bíblico que leva a isso.


PERGUNTA: Porque você está tão incomodado com as Testemunhas de Jeová? Elas nem sabem que você existe. A verdade incomoda né? segura os seus senão vocês perdem até esses poucos (REIS).

RESPOSTA: As Testemunhas de Jeová não nos causam incômodo, elas são pessoas amadas por Deus, como são todas as criaturas da terra. O que incomoda são as heresias apregoadas contra a pessoa de Jesus Cristo e contra a fé cristã. Nós enquanto defensores do evangelho de Jesus temos a obrigação de combater as heresias. Isto sempre foi feito pelos apóstolos e deve continuar sendo feito pelos que servem a Deus e que querem trazer as almas do reino das trevas para o Reino de Deus.

Veja só o que diz Judas na abertura de sua Epístola: "JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo". (Judas 1-4)

Só este texto basta para nos convocar a batalhar contra os que tentam subverter a palavra de Deus. É contra essas coisas que lutamos.


PERGUNTA: Como surgiu a semana de sete dias? (WAGER)

RESPOSTA: A instituição da semana de 7 dias tem ligação com os fenômenos celestes. Pode ser genuinamente hebraica ou pode ser que tenha sido absorvida por esse povo durante o período do cativeiro babilônico. Não há maneira de sabermos com certeza. No entanto, é com certeza de origem hebraica o sábado como dia de repouso obrigatório, e isso encontra-se registrado nos mais antigos documentos da Lei. Com a dispersão do povo hebreu, a semana de 7 dias foi adotada pelos caldeus e mais tarde pelos cristãos e pelos islâmicos, sendo hoje em dia, adotado no mundo todo.

Há muito se acredita que a semana originou-se nos 7 astros visíveis a olho nu que percorrem o zodíaco: o Sol, a Lua e os cinco planetas conhecidos na antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno. É importante notarmos que o conhecimento do movimento dos planetas pela esfera celeste, requer cuidadosos estudos e observações, e não parece que os hebreus tivessem esse conhecimento. Os babilônicos, especialmente no período de Nabucodonosor, eram de fato grandes estudiosos do céu e, no entanto, sua semana era regulada pelos "quartos" da Lua.


PERGUNTA: Tenho interesse em saber a respeito do Reino de Deus, gostaria se possivel ser respondida num questionamento, todos os cristaos (os salvos) fazem parte do reino de Deus??? (DÉBORA)

RESPOSTA: O Reino de Deus é antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. Deus inicia seu domínio espiritual na terra, no coração do seu povo e no meio destes. Em João. 14:23 Jesus respondendo a uma pergunta de Judas disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". Isto significa que o Reino de Deus aqui na terra está dentro de cada um de seus servos. Se nós somos habitação do Espírito de Deus, logo o seu Reino está dentro de nós.

Sim, Todos os salvos fazem parte do Reino de Deus e, todos eles irão habitar com Cristo na Glória eterna. Não existirá uma "elite" que tem mais direito de que outros ao Reino Celestial. Todos os salvos terão diante de Deus os mesmos direitos.

As palavras do Apóstolo Paulo aos irmãos de Tessalônica não deixa dúvidas, todos estaremos com Cristo: "Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor". (I Ts 4.15-17).


PERGUNTA: Olá, gostaria de saber sobre a fé e o arrependimento. Deus o abençõe. (Marina)

RESPOSTA:

FÉ: A fé é uma convicção quando se aplica ao que é invisível. As realidades do reino de Deus são por natureza realidades invisíveis, isto é, invisíveis ao olhar natural, visível para quem tem fé. A fé é a faculdade que permite que as coisas espirituais sejam percebidas como sendo reais, e capazes de serem realizadas. O indivíduo que possui fé, tem olhos para o que é espiritual. Para o cristão a fé é “evidência” real. Ele não necessita de qualquer outra evidência a fim de proceder de acordo com a vontade revelada de Deus. No grego clássico, a palavra para evidência é muitas vezes traduzida como “prova”. A fé é um “fundamento” e uma “prova”.

ARREPENDIMENTO: diferente do remorso, o arrependimento deve trazer mudança, deve haver mudança de atitude. Se você comete um erro e depois diz ao Senhor que se arrependeu, isto significa que você fará tudo para não repetir aquele erro.


PERGUNTA: lendo seu artigo sobre dizimo fiquei na duvida : o dizimo é 10 % do bruto ou do liquido, ou ainda se contribuir com alegria e amor para o crescimento da obra do Senhor com menos do que os 10% serei abençoado igual ou estarei roubando do senhor. (ITAMAR)

RESPOSTA: O dízimo deve ser devolvido do líquido, do que realmente vai para sua mão. O dízimo é 10%, se for um valor menor ou maior, considere oferta especial, nunca dízimo. Nós recebemos bençãos pela graça que há em Deus, não porque pagamos algum valor para recebê-la. Não devemos fazer barganha com o Senhor.


PERGUNTA: Gostei do seu texto sobre o pecado, que também estudo (particularmente o pecado de pensamento). Como católico fiquei um pouco triste com os julgamentos finais. Deixo uma questão: Porque Satanaz foi lançado na Terra? Não poderia já ir para um lugar onde não prejudicaria a ninguém? (João Paulo)

RESPOSTA: a maioria dos estudiosos da Bíblia, concorda que se não existisse Satanás, Deus seria adorado por todos os homens, como é o desejo Dele. Mas essa adoração não seria a que Ele deseja de nós. Deus quer uma adoração sincera e essa sinceridade só existe quando temos opções. Então, existem duas opções: adorar a Deus ou ao Diabo. A escolha está livre para cada homem.


PERGUNTA: os amalequitas eram naturais de Canaã? (Maria Luiza)

RESPOSTA: Esse assunto dos Amalequitas, é um pouco polêmico. Eles não constam como povos de Canaã, apesar de ser uma tribo nômade de deserto do Sinai e também da região do Neguebe e do deserto de Sur, que fica a oeste de Cades-Barneia. Eu estou do lado dos que defendem que os Amalequitas não faziam parte dos povos de Canaã. A batalha de Israel contra eles foi bem antes da chegada a Terra Prometida. Outra informação: Os Amalequitas são descendentes de Esaú. Amaleque era filho de Esaú com sua concumbina Timma.


PERGUNTA: Gostaria de saber se o Cristão sofre de Depressão? (Dione).

RESPOSTA: Sim, o cristão pode sofrer depressão. A depressão é uma das doenças mais antigas da humanidade e pode acometer a pessoas de qualquer idade, independete de sexo ou religião. Servir a Deus não nos dá imunidade sobre as doenças. Grandes homens de Deus sofreram depressão. O profeta Elias, e o profeta Jonas, são exemplos de homens que apesar de serem bem próximos de Deus, sofreram depressão.


PERGUNTA: gostaria de saber quem trouxe a mensagem para Daniel no capitulo 10, estamos em duvidas se possivel por favor nos esclareça (Janice).

RESPOSTA: Apesar da aparência estar mais para um Querubim, não temos na Bíblia nenhum caso de Querubim como mensageiro, então podemos entender que foi um anjo (mensageiro). Nesse caso pode ter certeza que não foi o Anjo do Senhor. Porque o Mensageiro diz a Daniel que precisou da ajuda do arcanjo Miguel para poder chegar até ele com a mensagem. Se fosse Jesus, nenhum poder das hostes do mal poderia retê-lo.


 
FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA


MENU DO SITE
PREGAÇÕES EM AÚDIO
MENSAGENS BÍBLICAS
ARQUEOLOGIA BÍBLICA
TEMAS EXTRAS
HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ
DEFESA DA FÉ
CONHECENDO A BÍBLIA SAGRADA
POR DENTRO DA HISTÓRIA
ESTUDOS DO ANTIGO TESTAMENTO
ESTUDOS DO NOVO TESTAMENTO
OBRAS SOCIAIS EVANGÉLICAS
ESTUDOS BÍBLICOS ESSENCIAIS
QUEM SOU