SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
As Divisões no Templo de Jerusalém

AS DIVISÕES NO TEMPLO DE JERUSALÉM

J. DIAS

O PODER DO TEMPLO

Muito mais do que um local de culto, o Templo de Jerusalém era o centro econômico, político e religioso de Israel. Lucrava com a arrecadação de impostos, tendo em seu cadastro cerca de 1 milhão de contribuintes, dentro e fora da Palestina. Além disso auferia somas fabulosas com o sacrifício diário de animais (bois, carneiros e pombos), criados por grandes proprietários de terras ligados às famílias sacerdotais. Calcula-se que na época de Jesus, por ocasião da páscoa, foram imolados, em suas dependências mais de 250 mil carneiros.

 

Para pagar os animais a serem sacrificados, os fiéis eram obrigados a trocar o dinheiro corrente, altamente inflacionado, pela tetradracma tíria, uma moeda forte, cunhada na Fenícia, que não sofreu nenhuma desvalorização num período de 300 anos. Os cambistas cobravam ágio de 8% pela operação e formavam uma máfia poderosa, mancumunada com a elite sacerdotal. Quando expulsou os vendedores de animais e cambistas do Templo, Jesus golpeou de frente essa rede econômica.

 

DIVISÕES DO TEMPLO

 

Átrio dos gentios

Esta grande superfície plana que rodeava o santuário e seus átrios exteriores era acessível tanto a judeus como a gentios.

 

O Recinto Sagrado

O Soreg, que era uma parede baixa em volta do templo, formava uma área sagrada que nenhum gentio podia pisar, sob pena de morte. Os degraus das escadas subiam seis côvados (2,7m) até a plataforma, que por sua vez era uma superfície plana situada na base das paredes.

 

Átrio das mulheres

Dentro dos quartos que havia entre as paredes, os degraus das escadas subiam 7,5 côvados (3,43m) até o átrio das mulheres, o qual estava rodeado por um balcão.

 

Átrio de Israel

Este átrio, que era exclusivamente para acesso de judeus jovens e adultos do sexo masculino, estava 7,5 côvados (3,43m) acima do piso do átrio das mulheres, e 15 côvados completos (6,85m) acima da plataforma. O átrio de Israel diferia do átrio das mulheres, pois enquanto este era grande e aberto, o das mulheres era estreito, coberto e rodeado de colunas.

 

Átrio dos sacerdotes

Era uma área de 2,5 Côvados (1,07m), era situado acima do piso do átrio de Israel, e estava exclusivamente reservado para os sacerdotes.

 

Santuário

Do átrio dos sacerdotes os degraus alcançavam uma altura de 6,5 côvados (2,98m), até o nível do piso do santuário, dentro das paredes havia numerosos aposentos. O edifício tinha apenas duas áreas importantes, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo, os quais estavam separados por duas grossas cortinas pendentes, e que distavam um côvado uma da outra. No Lugar Santo, os sacerdotes realizavam suas atividades regulares. O Lugar Santíssimo era o coração interior do templo, e só o sumo sacerdote podia ali entrar, uma vez por ano, no dia da expiação, quando oferecia um sacrifício pelos pecados do povo.

 

A exclusão dos gentios do templo propriamente dito revelava que os judeus eram os escolhidos de Deus, um povo separado.

 

A gradação dos átrios e seu acesso restrito ressaltavam as separações de grupos dentro do judaísmo.

 

A inacessibilidade do Lugar Santíssimo para todos, exceto para o sumo sacerdote uma vez por ano, e as numerosas barreiras que impediam o povo comum de aproximar-se do lugar onde supostamente estava a presença divina, era uma lição prática continua da santidade de Deus e sua separação dos pecadores.

 

A vinda de Jesus Cristo deu início a uma nova era. Ele derrubou todas as barreiras entre Deus e os homens arrependidos. Quando Jesus morreu o “véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo” (Mt 27:51), mostrando que o caminho estava agora aberto a um acesso imediato a Deus. Em Cristo todas as distinções de classe desapareceram – as que existiam entre judeus e gentios (Rm 10:12), entre homens e mulheres (Gl 3:28) e entre sacerdotes e leigos (Ap 1:6.

 

 

         TEMPLO DE JERUSALÉM

 

 

 

 Fonte:

 Bíblia Thompson - Editora Vida

 Revista Arquivos da História Viva

 

 www.santovivo.net
FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA





 

 --------------------------------------------------------

www.santovivo.net

PREGAÇÕES EM AÚDIO

MENSAGENS BÍBLICAS

ARQUEOLOGIA BÍBLICA

TEMAS EXTRAS

HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ

DEFESA DA FÉ

CONHECENDO A BÍBLIA SAGRADA

POR DENTRO DA HISTÓRIA

ESTUDOS DO ANTIGO TESTAMENTO

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTUDOS DO NOVO TESTAMENTO

OBRAS SOCIAIS EVANGÉLICAS

ESTUDOS BÍBLICOS ESSENCIAIS

QUEM SOU